Beatificação do P. Eugénio Maria, OCD, (I)

19 DE NOVEMBRO DE 2016

 

 BEATIFICAÇÃO DO PADRE EUGÉNIO

 

 MARIA DO MENINO JESUS

P. Eugénio Maria 1 

AVINHÃO

Carmelita Descalço

Fundador do Instituto

Nossa Senhora da Vida

2 de Dezembro de 1894 – 27 de Março de 1967

 

 

 

 

 

 

ORAÇÃO

Deus, Nosso Pai, nós Vos damos graças por nos teres dado o Padre Eugénio Maria do Menino Jesus.

A sua vida é um testemunho luminoso de união com Cristo, de docilidade ao Espírito Santo e de confiança filial na Virgem Maria.

Ele dá-nos a conhecer as profundezas do Vosso Amor e mostra-nos como viver cada dia a fé na Vossa presença.

Ele ensina-nos a perseverar na oração silenciosa para sermos testemunhas da Vossa vida divina.

Senhor, concedei-nos, por sua intercessão, a graça que Vos pedimos… e se for da Vossa vontade, permiti que a Igreja reconheça a sua santidade para que esta produza muitos frutos no mundo.

Por Jesus Cristo Nosso Senhor.

Amem

VIDA 

 

Henri Grialou nasceu a 2 de Dezembro de 1894 num modesto lar do Aveyron (França) e já na sua infância se orientou-se para o sacerdócio. Depois da primeira guerra mundial, altura em que sentiu a poderosa protecção de Santa Teresinha do Menino Jesus, recomeçou os seus estudos no seminário, dando aí testemunho de uma profunda vida espiritual.

A descoberta de São João da Cruz despertou nele a vocação de carmelita. Entrou na Ordem dos Carmelitas Descalços logo após a sua ordenação sacerdotal, a 24 de Fevereiro de 1922. Adoptou o nome de Eugénio Maria do Menino Jesus.

Marcado pelo absoluto de Deus e pela graça mariana do Carmelo, o Padre Eugénio Maria serviu com devoção e empenho a Igreja e a sua Ordem, desempenhando funções de grande responsabilidade em França e em Roma.

Dedicou-se totalmente à difusão do espírito e da doutrina do Carmelo para aprendermos a viver, na vida quotidiana, a união da contemplação e da acção.

Este ensinamento dos mestres do Carmelo – Santa Teresa de Ávila, São João da Cruz e Santa Teresa do Menino Jesus – foi iluminado pela sua própria experiência de contemplativo e de apóstolo, e por ele transmitido na sua obra “Quero ver Deus”.

Em 1922, com a participação de Maria Pila, fundou o Instituto Nossa Senhora da Vida em Venasque (Vaucluse, França), junto do antigo santuário mariano do mesmo nome.

Este instituto secular de leigos consagrados e de sacerdotes, quer dar testemunho de Deus vivo e fazê-lo conhecer aos homens de hoje, através de uma vida ordinária, profissional e sacerdotal.

Seguindo o exemplo de Santa Teresa do Menino Jesus, o Padre Eugénio Maria lançava incansavelmente as almas no caminho da confiança e do amor, certo de que a misericórdia divina se derrama abundantemente sobre a multidão dos humildes.

Toda a vida do Padre Eugénio Maria foi marcada por uma poderosa influência do Espírito Santo e da Virgem Maria. Respondendo à fidelidade do seu amor, a Virgem veio buscá-lo a 27 Março de 1967, numa segunda-feira de Páscoa, no dia em que ele próprio gostava de celebrar a alegria Pascal de Maria, Mãe da Vida.

ESCRITOS

Quero ver a Deus

– O teu amor cresceu comigo. Um génio espiritual. Teresa de Lisieux

– Os primeiros passos do Deus Menino

– São João da Cruz. Presença de Luz

– R. Régue, Padre Eugénio Maria do Menino Jesus. Mestre espiritual para o nosso tempo

– Roselyne Deglaire, Joëlle Guichard, 15 dias com o Padre Eugénio Maria do Menino Jesus

 

 

PENSAMENTOS

«Rezem a pedir o amor. É a única oração que devemos fazer. Pelas almas que amo, eu não posso pedir senão o amor: é a única realidade que vale alguma coisa, é a única dádiva eterna a pedir para vós».

«Que importam as qualidades naturais! A grande riqueza é sermos iluminados pelo Espírito Santo, e sermos transformados pelo Espírito».

«Um Santo vivo não é inabalável e o Espírito Santo não o abandona nos momentos de dificuldade. A grande prova de santidade não é a ausência de tentação ou de cansaço mas de persistência no caminhar, no reagir, no prosseguir em direcção a Deus».

«Peçamos à Virgem Maria que nos ajude a assegurar ao Espírito Santo a fidelidade que ele espera de nós. Que ela fortifique a nossa fé tão fraca; fé que deve atravessar a obscuridade e ultrapassar todas as angústias para chegar a Deus e acreditar n’Ele. Digamos-Lhe: “Ofereço-Vos todo o amor que esperais de mim; agora e sempre, até ao último suspiro. Permiti, Senhor, que eu guarde esta fidelidade de amor».

Pedimos às pessoas que tenham recebido graças, por intermédio do Padre Eugénio Maria, o favor de as darem a conhecer para:

Postulation,

Notre Dame de Vie,

84210 Venasque, France