Exposição sobre Santa Teresa de Jesus

 

Teresa de Jesus 7

O Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja divulgou a notícia da exposição comemorativa do 5.° centenário do nascimento de Santa Teresa de Jesus, que pode ser vista, em Ávila e Alba de Tormes (Espanha), até novembro deste ano.

A exposição tem por tema «Teresa de Jesús, maestra de oración», promovida pela Fundación Las Edades del Hombre. Apresenta um número notável de obras de arte, em quantidade e qualidade, muitas das quais saem pela primeira vez dos conventos das Carmelitas Descalças. Apresenta obras de grandes pintores, como Zurbarán, Ribera, El Greco, Goya, Valdés Leal, Lucas Jordán; Martínez Montañés, Gregorio Fernández, Lucas Jordan, Ribera, Gregorio Fernández, Luis Salvador, Carmona, Salzillo, bem como uma selecção de peças anónimas, que possuem mestria e originalidade iconográfica.

A exposição divide-se em cinco capítulos, com os temas: Capítulo I, Conduzi-vos à terra do Carmelo; Capítulo II, Na Espanha da contra-reforma; Capítulo III, As pobres descalças de Teresa; Capítulo IV, Mestra de Oração; Capítulo V, Filha da Igreja.

Quem desejar visitar a exposição pode informar-se melhor em http: //teresadejesus. lasedades. es.