Um texto para pensar…
“Nem todos os dias são fáceis, mas entregá-los todas as manhãs a DEUS, faz-me ter a certeza de que ele está no controlo de tudo.”
Somos jovens, há muitos anos dedicados à Nossa Senhora do Carmo, e temos a certeza de que Deus tem ainda muitas coisas para nós. Tentamos aproveitar cada segundo da nossa vida, com as pessoas que amamos, e aprendemos com Deus a escutar mais do que a vivenciar. Somos mais ricos pelas experiências que partilhamos uns com os outros, caímos e levantamo-nos uns aos outros quando a nossa fé parece desvanecer. Há dias difíceis… Há dias em que a entrega, o compromisso e a motivação parecem estar escondidos. Mesmo em nós, Apocas dedicados, que vêm a beleza de Deus em cada coisa.
Mas, se até nós por vezes esmorecemos, que fará dos outros jovens que não reconhecem esta presença tão divina? As crianças, os adolescentes e os jovens crescem num ambiente onde a cultura religiosa já não ocupa um lugar de destaque. Apesar da fé cristã já não ocupar um lugar de realce na vida real, não deixa de ser verdade que as novas gerações procuram dar um sentido às suas vidas… e continuam a colocar-se as grandes questões sobre a existência humana. Como despertar a fé, no mundo juvenil? Como reunir os jovens? Como tomar consciência da novidade com que nos enfrentamos?
Temos vindo a notar a escassez de jovens na Igreja, e sabemos que ainda é possível cativar esses mesmos jovens a ouvir a grandeza de Deus. Mas como? Gostávamos de ver restaurada a fé e a glória entre os adolescentes e jovens, que vissem tal como nós a salvação e a beleza das coisas de Deus. “Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós.” – 1 João 2:14b. E porque em nós, jovens, não está o futuro da igreja, está o PRESENTE, e só do presente bem feito se fará também o futuro. É preciso avaliar as possibilidades e os limites dos diversos lugares e estratégias, em que temos vindo a fazer a proposta da fé (famílias, paróquias, escolas, movimentos…). É preciso avaliar as possibilidades e limites dos novos espaços: meios de comunicação, canais de distribuição cultural… urge tomar consciência das novas características da nossa cultura, que modificam consideravelmente tudo o que se refere ao religioso.
Como podemos cativar alguém a ouvir a palavra de Deus? E de que forma poderemos voltar a ver as igrejas dinamizadas por jovens? Como encaminhar os valores de uma sociedade tão desatenta para o caminho do Senhor?
Depois de nós, outros virão, os nossos filhos (e nos Apocas já vem a caminho um Francisco), os nossos netos, os nossos bisnetos… O que será da Igreja se não os trouxermos à presença de Cristo?
“Todos os dias, em todos os momentos, em cada detalhe que eu reparo, vejo Deus. Por Ele estar vivo no meu coração, por eu crer, com toda a minha fé, nas decisões d’Ele, consigo encontrar beleza, calma e proteção em todos os lugares.”
Grupo Apocalipse
Braga, 10 de dezembro de 2022
Despontando como a aurora,
um vigor novo que brota do coração.
Se somos o presente,
abandonemos o comodismo do sofá e da inércia
e anunciemos Aquele que espera por nós.
Sejamos juventude ousada,
que a propósito e a despropósito,
quer ser testemunho vivo de Cristo que vive em nós.
Ámen.
Em os 30 Dias com Frei Francisco Maria pretende-se criar um lugar de reflexão e oração para e com o Frei Francisco Maria que, no dia 28 de janeiro de 2023, fará a sua Profissão Solene.
Cada dia, acompanhado por um rosto e um texto concretos, o Frei Francisco Maria fará a sua preparação espiritual para a sua entrega definitiva ao Senhor.
Acompanhado por tantas pessoas, rezará por cada uma e por cada um, de forma a todos incluir nesta caminhada rumo à sua consagração definitiva no Carmelo Descalço.
Apocalipse…genese …memória e futuro…