Verbos da Palavra

Ver

Eis-nos chegados a meio da caminhada quaresmal. Neste quarto Domingo da Quaresma somos convidados a alegrar-nos e a rejubilarmos, pois aproximamo-nos da experiência da luz pascal e do sepulcro vazio que anuncia a ressurreição.
A página do Evangelho (Jo 9, 1-41) apresenta a cura do cego de nascença. Esta cura reveste-se de pormenores curiosos que nos levam a penetrar no profundo sentido do autor sagrado que relatou este acontecimento.
Jesus ungiu os olhos do cego com lodo e mandou-o lavar-se na piscina de Siloé. A imagem do banho faz ressoar o batismo: lavamos o nosso coração dos pecados para, por fim, vermos e contemplarmos o rosto d’Aquele que nos chama a uma vida nova.
O encontro com Cristo torna-nos filhos da luz, como ouvimos na segunda leitura deste Domingo, da Carta aos Efésios. Jesus gera desacordo e confusão entre os seus contemporâneos, que viviam nas trevas. A fé é porta de abertura para sermos introduzidos na visão de Deus, possível pela incarnação do Verbo.
Nós vimos, contemplamos e damos testemunho, como aquele cego. Queremos, ao longo deste caminho de renovação e de conversão, professar a nossa fé no Filho do homem: «Eu creio, Senhor».

Francisco Maria de São José
Domingo IV da Quaresma [Ano A]
19 de março de 2023