Continuamos animados por Cristo ressuscitado a percorrer com alegria o tempo pascal. Renovados nas águas batismais, queremos ser novas criaturas, homens e mulheres pascais que dão testemunho da vitória de Cristo sobre a morte.
No Evangelho deste quinto Domingo (Jo 14, 1-12), acolhemos as palavras do Mestre que suavemente pairam e pousam na nossa alma como suave perfume: «Não se perturbe o vosso coração».
Em tempos de tantas incertezas, dúvidas e noites, a palavra de Cristo é convida-nos à aquietação do coração, à busca d’Aquele que nos dá a paz, a serenidade e a plenitude.
A chave para isso é a fé: «Se acreditais em Deus, acreditai também em Mim». A fé em Cristo ressuscitado é uma resposta que parte de cada crente, a adesão pessoal ao mistério do amor imenso de Deus que se fez carne. Acreditar é porta aberta para um caminho que nos conduz ao Céu, à plena amizade com Aquele que, desde sempre, nos chama à intimidade consigo.
Quantas vezes andamos tão desnorteados que não acertamos o caminho? Escutemos: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida». A chave é Ele. Nada nem ninguém nos poderá levar a essa paz de coração que tanto almejamos, à verdade que todos, de uma maneira ou outra, buscamos; enfim, dessa vida cheia de sentido, retrato belo de paisagens floridas para onde o pastor sai com o seu rebanho.
Nos momentos de maior tribulação, quando a paz parece que não habita no nosso interior, rezemos com Teresa de Jesus: «Nada te perturbe, nada te espante. Quem a Deus tem, nada lhe falta. Só Deus basta».
Francisco Maria de São José
Domingo V da Páscoa [Ano A]
7 de maio de 2023