Pastoral

ADORAÇÃO MENSAL
Em nossa mãe Santa Teresa recolhemos a seguinte advertência: «Olha que Deus te olha»; e em nosso pai São João da Cruz, uma outra: «O olhar de Deus é amor». E é assim que uma vez por mês, sempre no primeiro sábado, entre o fim da Missa das 09h00 e o meio-dia nos colocamos diante do Santíssimo Sacramento, para ver Jesus, para Lhe agradecer tudo e tanto, e sermos por Ele vistos com olhos de misericórdia.
Nunca ninguém jamais nos olha com tanto amor!
> No primeiro sábado de cada mês, entre as 09h30 e as 12h00

BÊNÇÃOS DO MENINO JESUS
A bênção é um ato de louvor a Deus pelas suas obras e uma oração eficaz que visa obter e fazer uso dos dons de Deus segundo o espírito do Evangelho. Assim, no último domingo de cada mês, no fim das Missas das 11h30 e 18h30, celebramos as Bênçãos do Menino Jesus com as crianças e as grávidas que estejam presentes.
> No último domingo de cada mês, nas missas das 11h30 e 18h30.

CALENDÁRIO PASTORAL
Toda a comunidade de Jesus celebra o ritmo da fé obedecendo a um calendário. No caso do Carmo temos impressas em nós características próprias da nossa família espiritual, e as típicas da Igreja Diocesana a que também pertencemos. A Páscoa é o nosso único centro; dela decorrem as demais celebrações. Como carmelitas descalços celebramos os nossos santos.
No andamento da comunidade jamais poderemos caminhar sós; somos por isso imensamente gratos a todos e a todas que colaboram connosco: acólitos, cantores, corais, guardiães da igreja, leitores, ministros extraordinários da comunhão, zeladoras dos altares.
> Veja em pormenor o nosso programa.

CONFISSÕES
Alguns santos chamam ao sacramento da reconciliação o sacramento da alegria, porque através dele se recupera a alegria e a paz perdidas por causa da rutura provocada pelo pecado. É também um sacramento que cura as feridas em nós geradas pelo afastamento de Deus.
O perdão dos pecados não pode ser dado por nós a nós próprios, mas por Jesus, por intermédio de um sacerdote.
Antes de se confessar faça o exame de consciência, e faça o propósito de não voltar a pecar; depois confesse-se e, por fim, cumpra a penitência que lhe for sugerida pelo confessor.
> De terça-feira a sábado, das 08h30 às 09h00; das 15h30 às 17h00.

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
Confissão e acompanhamento espiritual são distintos; o acompanhamento espiritual existe porque nenhum de nós jamais se basta a si mesmo. Ao longo da vida vamos precisando, de diferentes modos, de quem nos instrua e ilumine o caminho. Precisamos, portanto, de quem em nome de Deus nos perdoe; mas precisamos também de quem caminhe connosco e nos ajude a discernir os passos que devem ser dados.
> Por marcação para o telefone 253 263 716.

ENCONTROS COM A PALAVRA
Reconhecendo a centralidade da Sagrada Escritura no coração da Igreja – o Carmelo propomos aos cristãos e às cristãs: os Encontros com a Palavra. Os encontros são orientados por Frei Francisco Maria Braguês, em sessões abertas e dedicadas a momentos de meditação, diálogo e oração como forma de aprofundar a leitura orante da Palavra de Deus.
> No terceiro sábado de cada mês, às 15h00 na sala Frei José do Espírito Santo.

LITURGIA DAS HORAS
A nossa comunidade religiosa celebra a Hora de Laudes (07h00) e a Hora de Vésperas na Igreja do Carmo (19h00); ambas seguidas de um momento de oração mental. E no oratório privado celebramos as Horas Menores.
A Liturgia das Horas ou Ofício Divino é a oração oficial da Igreja Católica. Na Oração de Laudes louvamos a Deus pelo dia que nos dá; na Oração de Vésperas, agradecemos-lhe o dia que nos deu, com a suas graças, trabalhos e canseiras.
As Horas são momentos em que, suspendendo as agitações e ocupações laboriosas, a comunidade se ocupa da obra que mais agrada a Deus: o louvor através de salmos e de cânticos, e a intercessão por cada um de nós e de todos os nossos irmãos e irmãs.
> Reze connosco as laudes, às 07h00; e reze connosco as vésperas, às 19h00.

MISSAS
Jesus instituiu a Eucaristia na Última Ceia, na qual Ele mesmo se nos dá para que comunguemos o Seu Corpo e Sangue. Para nós, católicos, a Igreja faz a Eucaristia e a Eucaristia faz a Igreja. Esta refeição comunitária é, portanto, o centro do culto cristão, e implica a leitura de textos sagrados e a comunhão.
Portanto, podendo, à semana, mas sobretudo ao domingo, não falhe.
> Missas de segunda a sábado: 08h00 e 09h00; ao domingo: 08h00; 10h00; 11h30 e 18h30.

MISSA SABATINA
O sábado é a aurora do dia novo, o dia do Senhor que nos trouxe a salvação, o domingo. Ora, se o domingo é o dia do Senhor, o coração cristão olha para o sábado como o dia da Mãe do Senhor e nossa mãe.
No dia 16 de julho de 1251 Nossa Senhora apareceu revestida com o hábito do Carmo e entregou o seu escapulário a São Simão Stock como sinal de proteção materna. Em memória deste venerável dia, nós, Carmelitas – leigos e leigas, monjas e frades –, revestimo-nos do santo escapulário para a celebração da Eucaristia, celebrada em comunidade, finda a qual cantamos a Salve Regina.
> Sábados, às 09h00.

TARDE COM DEUS
Três vezes ao ano propomos à cidade três Tardes com Deus. As Tardes com Deus são momentos de reflexão, oração e louvor. Têm início na sala Frei José do Espírito Santo, às 15:00H, com um breve ensinamento ministrado por um dos religiosos da comunidade; logo depois de breve pausa, a Tarde segue com a adoração do Santíssimo Sacramento exposto sobre o altar da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, e termina com o canto de Vésperas e a Bênção Solene. O último acto é uma merenda em comunidade. As datas das Tardes para este ano pastoral são as seguintes: 26 novembro 2022: «Vinde, Senhor e não tardeis», Frei Rui de São José; 25 fevereiro 2023: «Volta, meu povo, para o meu coração», Frei Francisco Maria de São José; 27 maio 2023: «Vinde, Espírito Santo», Frei João de São João da Cruz.
> 26 nov. 2022; 25 fev. 2023; 27 mai. 2023.