Eis-nos chegados ao final de mais um ano litúrgico. No último Domingo do Tempo Comum celebramos a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. Concluímos o ano com a celebração de Cristo Rei, Aquele que é o princípio e o fim, Alfa e Ómega das nossas vidas.
O evangelho de hoje (Lc 23, 35-43) é um convite para contemplarmos a realeza de Jesus. O leitor curioso poderá pensar que irá encontrar um rei glorioso, sentado em salão nobre e num trono precioso. Poderá imaginar um séquito real e uma corte infinita que O circunda. Contudo, após a leitura desta passagem evangélica, este mesmo leitor poderá sentir-se defraudado.
O autor sagrado convida-nos a subir à sala do trono deste rei: o Calvário. Contemplemos o trono: uma cruz. Que coroa usa? Uma coroa tecida com espinhos. Afinal que rei é este, que é gozado, troçado e insultado? Como é que Jesus Cristo é rei?
Jesus não reina pela força, pelo senhorio territorial ou político. Jesus não reina da mesma forma que os tiranos e prepotentes de ontem – e de hoje – reinam. Jesus reina amando e dando a vida. No maior ato da sua vida, do alto da cruz, mostra a sua realeza. Reina quem dá a vida. É rei quem despreza a sua vida em favor dos outros. Jesus é um rei que nos ensina a reinar. Só o compreendeu um dos condenados com Jesus – o bom ladrão – que a Igreja canonizou e reconheceu como São Dimas: «Jesus, lembra-Te de Mim, quando vieres com a tua realeza». A esperança daquele homem, que havia sido justamente condenado, é um testemunho de fé. Mas Jesus, no meio daquele cenário horrendo e desumano, já havia chegado com a sua realeza: «Em verdade te digo: Hoje estarás comigo no Paraíso». Jesus, Rei do Universo, convida-nos a reinarmos com Ele, a vivermos em intimidade com Ele, a estar muitas vezes com Ele, como diria Teresa de Jesus.
Na intimidade do nosso coração, mesmo que seja no meio de sofrimentos e canseiras, Jesus vem com a sua realeza e coroa-nos com a sua graça e com o seu amor. Viva Cristo Rei!
Francisco Maria de São José
Domingo XXXIV do Tempo Comum [Ano C]
Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo
20 de novembro de 2022