Verbos da Palavra

Adorar

Inebriados pela alegria que nos vem do Natal e agradecidos pelo novo ano que iniciámos há poucos dias, celebramos hoje a Epifania do Senhor, a manifestação de Jesus a toda as gentes.
As figuras centrais do relato evangélico deste Domingo (Mt 2, 1-12) são os Magos, vindos do Oriente e guiados por uma estrela, que vêm adorar o Menino.
Antes de chegarem a Belém, estes Magos pararam em Jerusalém e encontraram-se com Herodes. Perguntaram a este rei aonde estava o Rei dos judeus que acabava de nascer. Podemos imaginar a perplexidade de Herodes ao escutar estas palavras. Pediu informações aos sábios do Oriente para também ele adorar esse Rei. Bem sabemos que as intenções de Herodes seriam outras.
A estrela continuou a guiar os Magos ao presépio de Belém onde adoraram o Rei dos Judeus: um bebé, pequenino e frágil. A tirania de Herodes contrasta com a doçura e a ternura que os Magos contemplaram no Menino Jesus.
Também nós, não só hoje, mas sempre, somos convidados a contemplar o Deus Menino e a adorá-l’O com todo o coração e com toda a alma. Se calhar, não teremos ouro, incenso e mirra, mas temos a nossa vida, as nossas fragilidades, as nossas alegrias, as nossas noites e as nossas luzes. Sejamos generosos com um Deus que nos deu tudo aquilo que tinha e é: o seu próprio Filho.

Francisco Maria de São José
Epifania do Senhor [Ano A]
8 de janeiro de 2023

1 thought on “Adorar”

Comments are closed.