30 Dias Com Frei Francisco Maria

Orar 30 Dias com Frei Francisco Maria | 09

A arte e o chamamento

A beleza é chave do mistério e apelo ao transcendente.
“Carta aos Artistas”, de São João Paulo II,
4 de abril de 1999

As pinturas sobre a Anunciação que se podem contemplar nas igrejas, nos museus, ou porventura, em nossas casas, representam uma conhecida passagem bíblica relatada sublimemente no Evangelho de São Lucas (1,26-38). A inspiração artística não se baseia exclusivamente neste Evangelho canónico, mas também noutras fontes, como por exemplo, os evangelhos apócrifos (o Proto-Evangelho de Tiago e o Evangelho da Natividade de Maria), a “Legenda Áurea” e os antigos tratados de iconologia e iconografia.
O episódio bíblico da Encarnação do Deus-Menino no seio da Virgem Maria é o culminar de um diálogo entre o arcanjo Gabriel e a ditosa Mãe. Deus chamou, por intermédio de um anjo, Maria a ser a Mãe do Emanuel. Foi um convite à vocação de acolher Jesus, o Deus connosco.
Nos nossos dias, Deus continua a chamar. Chama cada um de nós a abraçar uma missão, uma vocação. Talvez não nos envie um anjo! Mas Ele chama-nos através da Sua Palavra, das pessoas com quem convivemos, dos acontecimentos concretos do dia-a-dia.

Contemplemos e deixemos interpelar-nos por estas três pinturas portuguesas, de diferentes épocas e artistas. Trata-se da representação do mesmo mistério: a Encarnação, o anúncio do anjo a Nossa Senhora.
Podemos perguntar-nos: “Que me dizem estas representações pictóricas?”, “O que é que me chama mais à atenção?…
Pessoalmente, estas três pinturas interpelam-me e fazem-me recordar o chamamento, o “Sim” de tantos homens e mulheres que se comprometeram, que se comprometem, a receber Jesus Cristo, como fez Maria, e levá-lo ao mundo, até aos confins da terra.
Quantos homens e mulheres não se admiraram com o chamamento de Deus, tal como Maria que “perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação” (Lc 1,29). Talvez a primeira pintura, à esquerda, manifeste este conturbatio de Maria.
Maria reflexiona, questiona-se, e o anjo diz-lhe para não temer, pois “o Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra” (Lc 1,35). Deus a quem chama, nunca abandona! A segunda representação pictórica plasma impecavelmente este aviso do anjo. Reparemos que o mensageiro Gabriel aponta para a pomba, a representação do Espírito Santo.
Sem nada mais a temer, Maria dá o seu “Sim” ao chamamento de Deus. Na terceira pintura a óleo, de joelhos por terra, diante do anjo de Senhor, quase que ouvimos as palavras de Maria: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). E quantos homens e mulheres respondem a Deus com estas mesmas palavras? Eis-me aqui Senhor!
Tal como nos primórdios do Cristianismo e ao longo de tantos séculos, a arte religiosa continua a evangelizar. Se por um lado, catequizava aqueles que não sabiam ler, por outro, hoje, interpela-nos, impele-nos à contemplação da Beleza, ao transcendente.
Como Deus é belo!

Frei Rui de Nossa Senhora de Fátima
Carmelita Descalço
Foz do Douro, 14 de dezembro de 2022

Contemplando a Tua beleza,
pasmo-me perante a Tua humildade.
De joelhos no chão
e com os olhos em lágrimas perante o mistério,
proclamo a Tua grandeza.
Dá-me um coração pequenino,
capaz de acolher a grandeza do Teu Amor.
E conTigo, ó Mãe, saiba eu exclamar:
«Faça-se em mim segundo a tua palavra».
Ámen.

Em os 30 Dias com Frei Francisco Maria pretende-se criar um lugar de reflexão e oração para e com o Frei Francisco Maria que, no dia 28 de janeiro de 2023, fará a sua Profissão Solene.
Cada dia, acompanhado por um rosto e um texto concretos, o Frei Francisco Maria fará a sua preparação espiritual para a sua entrega definitiva ao Senhor.
Acompanhado por tantas pessoas, rezará por cada uma e por cada um, de forma a todos incluir nesta caminhada rumo à sua consagração definitiva no Carmelo Descalço.

1 thought on “Orar 30 Dias com Frei Francisco Maria | 09”

Comments are closed.