30 Dias Com Frei Francisco Maria

Orar 30 Dias com Frei Francisco Maria | 17

Frei Francisco Maria Braguês, um carmelita descalço

Era o dia 2.12.20, início do tempo de Advento, e eis que atendo uma chamada do Frei João Costa a propor um desafio: passar um dia de oração com o Frei Francisco Maria, antes da sua consagração definitiva no Carmo. Aceitei o desafio, sem saber bem a responsabilidade que acabara de aceitar; mas o Frei Francisco é um doce de Ser Humano e sê-lo-á como pastor, logo quem ganha sou eu. Além disso, é tão bom rezar acompanhada… Terminei aquela conversa com um «eu pecadora me confesso…»; e aqui me confessarei. O curto espaço de tempo para entregar a resposta fez bulício em mil e uma ideias, por isso resolvi suspender, por um pouco, todos os meus afazeres profissionais, sociais, religiosos e culturais para dar lugar ao silêncio antes de começar a escrever estas pequenas linhas.

Meu querido e estimado Frei Francisco Maria:
muito obrigada por me ter escolhido para termos 24 hora de oração! Eis uma missão e desafio muito especial para mim. Espero não o desiludir.

Primeiro momento

Acordo muito cedo, e saio de casa às 6:00h e pouquito. A missão vacinação COVID assim me obriga, a acordar sempre de madrugada, a ter de ser a primeira a entrar e a última a sair. Confesso que a minha oração da manhã é na viagem, de carro, até ao local de trabalho, e não é quase nunca sistematizada, pensada com o devido tempo. São, simples pedacinhos de pensamentos em coisas, pessoas e situações, ou nos do dia anterior, ou nos que possam suceder no presente dia.
Ao chegar, sempre encontrava pessoas por ali, e o bom dia era alegre, informativo e com o «punhinho da mão bem cerradinho», e de máscara, como as regras impunham. Os seguranças e funcionários também já lá estavam; e sempre uma simpatia! Por isso lhe peço: façamos o primeiro momento de oração por todos quantos madrugam, ou trabalham de noite, e pelo meu marido e filha, que acabavam por acordar e levantar-se comigo (Deram-me sempre força e alento para ir, sem medos e sem receios, mesmo quando acordar era duro e difícil para mim!).

Segundo momento
Fardada ia já de casa! Em chegando, toca a retirar as vacinas do armazém e a dar início a todo o processo da enorme logística da vacinação… e já são 7:00h e pouco da madrugada! De mansinho a equipa dos profissionais de saúde vai chegando, uns mais velhotes, outros mais novinhos, cada um com o seu jeito e personalidade bem próprios, e com mais ou menos garra. Gerir e contentar tudo e tod@s não é tarefa fácil, e desafiou-me, diariamente, os limites da paciência, do equilíbrio, justiça e igualdade para com todos, pois só Profissionais felizes e motivados conseguem motivar e tornar um momento doloroso e angustiante em momento sereno, tranquilo e de objetivo bem cumprido. Foi necessário reinventar metodologias, estratégias, táticas, dinâmicas, motivação, brincadeiras e fotos. Por isso, lhe peço que façamos o segundo momento de oração pelos 4070 (nomes de) Profissionais que entreguei no bolso da bata ao Santo Padre, o Papa Francisco, em 01/12/2021, e em especial, pelos enfermeiros que ainda fazem parte da equipa, residente e muito jovem, do Centro de Vacinação Covid de Braga.

Terceiro momento
O terceiro momento de oração fá-lo-emos por Sua Santidade, o Papa Francisco, e pela missão que lhe está confiada.

Quarto momento
O quarto momento de oração seja pelos nossos Sacerdotes, Diáconos, leitores, ministros, zeladores, Bispos, Arcebispos, em especial os Braga; e pelo Senhor D. Jorge Ortiga que nos ajudou na organização da viagem ao Vaticano, e pelo Frei João Costa que nos ajudou com a Eucaristia de bênção ao Profissionais de Saúde, antes da ida a Roma, e que decorreu na Igreja do Carmo, onde o Coro do Carmo tão bem cantou e encantou!

Quinto momento
O nosso quinto momento de oração seja pelo Grupo Coral e Instrumental do Carmo, pelas suas famílias, pelos seus sonhos, desafios e esperanças, pelas suas dores e alegrias; por eles e elas fazemos o 5º momento de oração…

Sexto momento
Porque para ajudar a cuidar de muitos, tive de sobrecarregar as minhas queridas irmãs (Anabela e Sandra) na tarefa e missão de cuidar dos meus queridos Pais (Gertrudes e Benjamim), e porque quando eu tive o COVID19 elas muito se desdobraram e cuidaram de mim e da minha família, fazendo com que – dentro do isolamento dos quartos – nada nos faltasse, nem Natal, nem Ano Novo, por elas fazemos o 6º momento de oração pelas minhas irmãs e suas famílias.

Sétimo momento
Muitos lares de idosos, e menos idosos, e pessoas com necessidades especiais, vacinei; e ouvi e escutei muitas das suas histórias e memórias, e dei-lhes abracinhos virtuais através da vacina e daqueles momentos partilhados. Fazemos, por isso, o 7º momento de oração por todos os idosos que, durante muito tempo, estiveram privados dos seus entes queridos, e de amigos; e por quantos cuidaram deles, neste tempo tão duro de pandemia.

Oitavo momento
Fazemos o 8º momento de oração por todas as Confrarias, Arquiconfrarias, Ordens, Grupos, Movimentos dos quais faço, ou fiz parte; para que retomem em pleno as suas mais nobres missões; e para que todos os seus dirigentes e membros cumpram os seus deveres com zelo, entrega e dedicação e amor ao próximo, sem mais fim do que este, e que contagiem outros a fazer o bem comum.

Nono momento
Fazemos o 9º momento de oração por todos quantos, de algum modo, exercem algum cargo ou têm intervenção na Política, em especial, os da nossa Braga; para que tomem sempre em consciência as melhores decisões de serviço, para o bem da comunidade e dos mais desfavorecidos, e tornem as guerras em Paz.

Décimo momento
Fazemos o 10º momento de oração pelas Irmãs Carmelitas de clausura, de Braga, e por todas comunidades religiosas de Braga, a quem tive o privilégio de vacinar. Pedi-lhes sempre que rezassem por mim, e agora retribuo.

Décimo primeiro momento
Fazemos o 11º momento de oração pela Comunidade do Carmo de Braga, e por todos os que de algum modo aí colaboram e são benfeitores, e muito em especial, pelos que já partiram para junto do Pai.

Décimo segundo momento
Fazemos o 12º momento de oração pelas intenções do estimado e doce amigo Frei Francisco Maria Braguês; e aqui, eu como «humilde pecadora me confesso», rezarei por si, de um modo especial no dia que me indicar (de preferência, um domingo); aguardo confirmação da data…

E termino…
Termino deixando um desafio ao Frei Francisco Braguês; desafio que já, ao de leve, enderecei ao Frei João Costa. Esta nossa Igreja do Carmo de Braga precisa de uma Confraria que una, congregue e se dedique à sociedade. Por que não nasce aqui, de raiz, uma Confraria do Fradinho do Carmo? Ou outra que o Frei Francisco Maria Braguês ache pertinente e desafiante?
Hoje é dia da Imaculada Conceição, mãe de Deus e de todos nós. Que nossa Senhora do Carmo, «a miraculosa Rainha dos Céus» nos cubra de bênçãos sob o «seu manto tecido de luz» e interceda junto do seu filho Jesus, pelo perdão de tod@s os humildes pecadores.
Frei Francisco: gratidão eterna por ter sido escolhida por esta tarefa/nobre missão; e, hoje, em trabalho, dedico a minha humilde e escassa oração, aos que hoje comigo trabalham, e aos que são fruto dos nossos cuidados! Ah irei aí, à Eucaristia mais tarde que a das 11:30h.

A uma humilde Pecadora,
foi pedido pelo Frei João
que correspondesse ao desafio,
do estimado Frei Francisco Maria.
Com entrega de amadora
respondi ‘sim’, e se calhar deveria ter dito ‘não’;
mas aos desafios digo ‘sim’ e dou laço ao isco…
Pensei, amadureci e refleti,
e lá qualquer coisa bem sentida escrevi,
agora vamos à oração,
que melhor é que tudo isto…

São João d’Ascensão, rogai por nós.
Nossa Senhora da Imaculada Conceição do Monte Carmelo, Louvor e Glória.
Anjos e Santos de Deus,
intercedei pela nobre vocação de Frei Francisco Maria Braguês,
em cuja Ordenação quero estar presente.

Humildemente pecadora,
Maria do Céu Ameixinha de Abreu,
tentando, a cada dia que passa, ser menos pecadora…
Abracinho bem especial.
Braga, 8 de dezembro de 2022

Diante de Ti
abrimos os nossos braços
e estendemos as nossas mãos.
O nosso coração quer gritar a fé
que arde cá dentro.
Pedimos-Te por todos os que de noite ou de madrugada
se preparam para trabalhar;
pedimos-Te por todos os profissionais de saúde;
pedimos-Te por todos os Bispos, Presbíteros, Diáconos,
por todos os que servem a Tua Igreja e o Reino;
pedimos-Te pelo Grupo Coral e Instrumental do Carmo;
pedimos-Te pelas irmãs e familiares da Céu;
pedimos-Te pelos idosos e mais frágeis;
pedimos-Te por todos os movimentos e confrarias;
pedimos-Te por todos os políticos e por todos os que governam;
pedimos-Te pelas Irmãs Carmelitas de Braga
e por todas as comunidades religiosas da nossa Arquidiocese;
pedimos-Te pela comunidade do Carmo de Braga,
pelos seus amigos e benfeitores;
pedimos-Te pelo Frei Francisco Maria e pela sua entrega a Ti.
Dá-nos um coração grande,
capaz de ser abrigo e casa para todos.
Ámen.

Em os 30 Dias com Frei Francisco Maria pretende-se criar um lugar de reflexão e oração para e com o Frei Francisco Maria que, no dia 28 de janeiro de 2023, fará a sua Profissão Solene.
Cada dia, acompanhado por um rosto e um texto concretos, o Frei Francisco Maria fará a sua preparação espiritual para a sua entrega definitiva ao Senhor.
Acompanhado por tantas pessoas, rezará por cada uma e por cada um, de forma a todos incluir nesta caminhada rumo à sua consagração definitiva no Carmelo Descalço.

2 thoughts on “Orar 30 Dias com Frei Francisco Maria | 17”

  1. Louvor e Glória pela vocação de Frei Francisco Maria Braguês…oro consigo sempre…abracinho

Comments are closed.