Verbos da Palavra

Soprar

Eis-nos chegados ao Domingo de Pentecostes. Celebramos hoje a Páscoa do Espírito Santo. Percorremos ao longo de cinquenta dias os passos do Senhor Jesus ressuscitado que foi aparecendo aos discípulos para lhes comunicar a alegria da Páscoa da vida nova.
No Evangelho de hoje, regressamos à tarde daquele dia, o primeiro da semana. O Dia por excelência, o Dia que faz novas todas as coisas. Os discípulos estavam de portas fechadas, encerrados devido ao medo, paralisados diante da morte do Mestre. Jesus irrompe na sua presença e comunica-lhes uma palavra de paz.
A paz, dom de Deus, dom do Céu que desejamos e sonhamos. Depois soprou sobre eles, comunicando-lhes e dando-lhes o Espírito Santo, o Amor do Pai e do Filho, a comunhão infinita da graça e misericórdia.
Hoje, todos nós, somos convidados a renovar o nosso coração, abrindo-o a tão grande dom e mistério. O Espírito vem, invoquemo-lo, peçamos que ilumine os nossos passos, os nossos medos, as nossas incertezas, as nossas noites. Vinde, Espírito Santo!

Francisco Maria de São José
Domingo de Pentecostes
19 de maio de 2024