Verbos da Palavra

Faz

Jesus diz: “Faz isso e viverás”. E talvez porque hoje seja o dia 13 de Julho, um dia tão significativo na vida dos Três Pastorinhos de Fátima, recordo-me do pedido de Nossa Senhora: “rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra”.

Diz-nos a Mãe do Céu que podemos alcançar a Paz para o mundo através do Terço. Isso deve fazer-nos refletir.

Olhamos para o mundo em guerra e corremos o risco de duvidar. “Será mesmo que o meu Terço diário pode influenciar a paz mundial?”. Mas esse pedido foi feito pela Mãe de Deus.

O Doutor da Lei indagou Jesus com questões e essa atitude recorda-me as pessoas que investigam sobre Fátima, mas nunca estão satisfeitas. Teimam em desconfiar da Igreja sobre o que elas imaginam ser mais um Segredo. E correm o risco de esquecer-se de colocar em prática o principal da Mensagem: rezar o Terço.

O “faz isso e viverás” ou o ” Então vai e faz o mesmo” de Jesus, recorda-me o “rezem o Terço” de Nossa Senhora. O Rosário conduzir-nos-á inevitavelmente ao “fazei tudo o que Ele vos disser” que Nossa Senhora disse relativamente a Jesus nas Bodas de Caná. E esse “fazei tudo o que Ele vos disser” conduzir-nos-á novamente, por sua vez, a este “faz isso e viverás” de Jesus. Nossa Senhora com ternura leva-nos a Jesus e Jesus com toda a docilidade narra-nos a parábola do Bom Samaritano, convidando-nos a ser esses homens e mulheres cheios de Compaixão, de Misericórdia e de Caridade que Ele nos criou para ser.

Podemos ainda estar muito longe dessa disponibilidade, mas o Terço diário se for rezado com boa intenção e humildade, ajudar-nos-á a melhorar o estado da nossa alma. Ajudar-nos-á a estar em paz com Deus, connosco próprios e com o nosso próximo. E essa paz tornar-nos-á disponíveis para ir ao encontro das necessidades dos outros, pois a paz de Cristo é uma paz que transborda santidade, pois está fundamentada na Fé, na Esperança e na Caridade.

Permitamos, portanto, que a Mãe do Céu nos conduza pela mão até aos nossos irmãos e irmãs caídos e que, com o sopro do Espírito Santo dentro do nosso coração, nos assemelhe ao Bom Samaritano.

Reza o terço todos os dias. Faz isso. Confia.

José de Barcelos
Domingo XV do tempo Comum [Ano C]