Verbos da Palavra

Apontar

Terminadas as festas de Natal, entramos no Tempo Comum, onde percorreremos os passos de Jesus na sua vida pública. O calendário litúrgico tem como centro o mistério de Cristo e o aprofundamento do seu conhecimento.
Por isso, na passagem do Evangelho que nos é servida neste Domingo (Jo 1,29-34) surge aos nossos olhos a figura de João Baptista.
João era consciente da sua missão: ser o precursor do Salvador. Toda a existência do Baptista aponta para Jesus. E assim vemos nesta página do Evangelho: «João Baptista viu Jesus, que vinha ao seu encontro, e exclamou: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”».
João Baptista não pode silenciar a sua vocação. O olhar, as palavras, as ações deste homem apontam sempre para o Messias. O exemplo de João é-nos sugestivo, na medida em que nós devemos ter sempre o coração voltado para Cristo. Só assim poderemos apontar para Ele, testemunhando junto dos demais que Ele está entre nós e vem ao nosso encontro.
Ao longo deste Tempo Comum, aproveitemos o ritmo litúrgico para afinarmos a nossa bússola e centrarmos o nosso existir em Jesus, o Filho de Deus, para podermos apontar sempre para Ele, tal como fez João Baptista.

Francisco Maria de São José
Domingo II do Tempo Comum [Ano A]
15 de janeiro de 2023