30 Dias Com Frei Francisco Maria

Orar 30 Dias com Frei Francisco Maria | 15

Viver junto d’Ele

Consagrar, por influência de palavras da base sacru-, significa tornar sagrado, e, em sentido figurado, tem a aceção de dedicar.
Dedicar a vida numa entrega total ao Senhor é o que me tem sido dado ver no contacto com jovens frades carmelitas descalços, na comunidade dos carmelitas descalços da Foz do Douro.
Nesta minha caminhada de crente, e na busca de uma Fé mais consistente, estes jovens frades têm tido um papel muito importante no acolhimento da presença de Deus na minha vida, ora através da sugestão de leituras, de retiros, de formações ou de concertos, que me fazem crer que uma vida guiada por Deus é uma vida com sentido.
É, sem dúvida, um grande privilégio estar próxima de uma comunidade formativa como esta. Todos estes jovens candidatos à vida religiosa são verdadeiros companheiros de caminho, acima de tudo pelo seu testemunho de Fé que Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz, entre outros santos do Carmelo, lhes comunicaram.
Neste tempo de preparação para o Natal, crente na vinda de Jesus, penso na dedicação destes religiosos a uma vida unida a Cristo que, pelo seu exemplo de coragem, também nos ajudam a chegar ao grande ENCONTRO com o Senhor, a grandes ENCONTROS com os seus irmãos e a uma vida de autêntica consagração com grandes progressos no Caminho do Amor.
O Papa Francisco numa mensagem no Cinquentenário da proclamação de Santa Teresa de Ávila como Doutora da Igreja, diz-nos que “com Ele, somos capazes de enfrentar qualquer desafio, pois na realidade é só a sua companhia que o nosso coração deseja e o que nos concede a plenitude e a alegria com as quais fomos criados”.
Abraçando com entusiasmo a sua vocação, testemunhamos que estes consagrados descobriram uma alegria contagiante e mostram-se reflexos luminosos do Senhor.
Numa homilia, quando o P. Tito Brandsma foi canonizado, o Papa Francisco insistiu que o caminho da santidade está aberto a todos os batizados, é um chamamento universal para todo o cristão, é um chamamento para todos nós, que começa com o Batismo.
Inspirada nestas vidas detenho-me na consolação desta espera confiante. Eça de Queirós, no conto O suave milagre, também nos fala de uma espera especial: “Dentre os negros trapos, erguendo as suas pobres mãozinhas que tremiam, a criança murmurou: – Mãe, eu queria ver Jesus… E logo, abrindo devagarinho a porta e sorrindo, Jesus disse à criancinha: – Aqui estou…”.
É esta a graça de viver próxima do Senhor. Santa Teresa já no-lo tinha comunicado nesta oração:

Nada te perturbe, Nada te espante,
Tudo passa, Deus não muda,
A paciência tudo alcança;
Quem a Deus tem, nada lhe falta:
Só Deus basta.

Madalena van Zeller
Professora
Foz do Douro, 12 de dezembro de 2022

Por tantas sendas e tropeços,
apesar das feridas e das imperfeições,
só em Ti encontro repouso.
Dentro do Teu Coração
abrigas aqueles que Te descobrem na sua pobreza.
Prossigo o caminho…
“Rabi, onde moras?”
Vem e vê.
Entra e descansa.
Senta-te à mesa desta ceia apaixonante.
Escuta a brisa suave,
a música calada.
Sou Eu. Não temas.
Ah!
Solo Dios basta.
Ámen.

Em os 30 Dias com Frei Francisco Maria pretende-se criar um lugar de reflexão e oração para e com o Frei Francisco Maria que, no dia 28 de janeiro de 2023, fará a sua Profissão Solene.
Cada dia, acompanhado por um rosto e um texto concretos, o Frei Francisco Maria fará a sua preparação espiritual para a sua entrega definitiva ao Senhor.
Acompanhado por tantas pessoas, rezará por cada uma e por cada um, de forma a todos incluir nesta caminhada rumo à sua consagração definitiva no Carmelo Descalço.

1 thought on “Orar 30 Dias com Frei Francisco Maria | 15”

Comments are closed.