Verbos da Palavra

Tentar

Iniciámos na Quarta-feira de Cinzas um novo tempo, o tempo da Quaresma. A Quaresma são os 40 dias que antecedem a celebração gozosa da Páscoa. São dias especiais, onde renovamos o nosso desejo de nos convertermos de todo o coração ao Senhor, arrependendo-nos verdadeiramente dos nossos pecados. A Quaresma é o tempo favorável, o tempo em que somos inundados pela graça abundante que brotam da paixão, morte e ressurreição de Cristo.
No Evangelho deste primeiro Domingo da Quaresma (Mt 4, 1-11) somos convidados a ir ao deserto com Jesus. Movido pelo Espírito Santo, foi impelido a ir ao deserto para aí ser tentado. As três tentações narradas sintetizam as tentações pelas quais todos passamos ao longo da nossa vida: a fama, o poder, a riqueza, o prazer, a exuberância, enfim, o egoísmo.
Jesus responde sempre com a Escritura. Responde com aquilo que é. Resiste à tentação, pois o amor ao Pai é maior do que todos os “amores”.
Ao longo desta Quaresma, tentemos e ousemos resistir às tentações, aprofundando a nossa relação com Ele através da oração, do jejum e da caridade.

Francisco Maria de São José
Domingo I da Quaresma [Ano A]
26 de fevereiro de 2023