Verbos da Palavra

Ide

Eis-nos chegados ao dia da Ascensão, celebração da subida aos Céus de Jesus. Quase a terminar o tempo pascal, somos convidados a escutar a conclusão do Evangelho segundo São Mateus (Mt 28,16-20).
Antes de regressar ao seio do Pai, Jesus faz um último pedido aos seus discípulos: «Ide e ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo». Ide. Um verbo que deveria ser conjugado continuamente e a cada instante por todos os cristãos.
O convite a sairmos, tão repetido pelo Papa Francisco, é fazermo-nos semelhantes ao Filho de Deus que, na incarnação, saiu ao encontro da Humanidade para se fazer um connosco. Abraçou a natureza humana, assumiu aquilo que somos para nos redimir e, agora, levar-nos consigo para o coração do Pai.
No Domingo passado escutávamos Jesus a assegurar-nos que não ficaríamos sós. Hoje declara: «Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos». Com a presença do Mestre assegurada, o que é que nos poderá amedrontar e enfraquecer nesta saída missionária? Ide. Vamos!

Francisco Maria de São José
Solenidade da Ascensão do Senhor [Ano A]
21 de maio de 2023