Verbos da Palavra

Soprar

Após termos celebrado gozosamente os cinquenta dias do tempo pascal, reunimo-nos como comunidade cristã para recebermos o Espírito Santo neste dia de Pentecostes.
O Evangelho de hoje (Jo,19-23) liberta-nos de medos e receios. Tantas vezes somos como aqueles discípulos de outrora, amedrontados e fechados em casa. Nesses momentos, vem Jesus, coloca-se no meio de nós e dá-nos a Sua paz.
Só poderemos ser portadores da paz de Cristo quando a acolhemos no nosso coração. E para que o nosso coração seja uma digna morada d’Ele necessitamos do Seu Espírito. Também hoje Jesus sopra sobre nós e diz-nos: «Recebei o Espírito Santo». O Espírito é o dom do Pai e do Filho, o amor, o dinamismo teologal que pode transformar as nossas vidas. É Aquele que nos santifica e nos molda para nos inserirmos na dinâmica amorosa da Trindade.
Ao celebrarmos hoje o Domingo de Pentecostes, não nos cansemos de invocar o Espírito Santo, chama viva de amor, para que Ele nos ilumine e encha o nosso coração do sopro divino do amor do Pai e do Filho.

Francisco Maria de São José
Domingo de Pentecostes [Ano A]
28 de maio de 2023