Ponto Carmo

Novena ao Divino Menino Jesus de Praga

Entre os filhos de Santa Teresa e São João da Cruz é tradição dedicar o domingo a seguir à Solenidade da Epifania à invocação do Menino Jesus de Praga – este, portanto. No contexto da devoção à Santa Infância, oferecemos, pois, uma breve novena que nos ajuda a recordar e mergulhar na acção salvífica da infância de Jesus, e a pedir-Lhe que transforme a nossa vida, pois Ele muito nela pode influir. O Filho do Altíssimo veio a este mundo e incarnou num menino igual aos nossos meninos, e é conhecedor de todos os nossos nomes. Para cada dia da novena oferecemos uma meditação duma característica própria do Menino; e no que, à primeira vista, pode parecer uma limitação, talvez seja o contrário.

DIA 1: PEQUENEZ
Filho do Eterno Pai, Tu encarnaste num menino e Te fizeste pequenino, apesar de seres infinito e o Grande Deus. E assim nos ensinastes que não temos de nos julgar superiores aos demais para merecermos receber o Teu olhar sobre nós. Queremos, pois, aceitar as nossas limitações e aproveitar as nossas capacidades. — Torna-nos capazes de valorizar as coisas pequenas que constituem as nossas vidas e a reconhecer o seu valor infinito.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória

ORAÇÃO FINAL (PARA TODOS OS DIAS)
Senhor Jesus, Tu fizeste-te homem e viveste uma vida humana de princípio ao fim. Tu entendes-nos perfeitamente, bem antes de que pronunciemos uma palavra. Tu aceitas-nos, mesmo que não sejamos prefeitos. Tu inclinas-Te para nós, a fim de nos levantares e nos tornares fortes e valentes. — Cura, pois, os nossos corações e enche a nossa vida de paz, alegria e esperança. Tu que vives e reinas pelos séculos dos séculos. Amen.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória

DIA 2: FRAGILIDADE
Jesus, Tu aceitaste ser frágil como um menino. Também nós experimentamos a fragilidade da vida. Não é preciso muito para que se rompam as nossas relações, a nossa saúde, os nossos sonhos e a nossa autoestima. Tu conheces a nossa fragilidade, contas com ela e jamais deixas de nos apreciar. — Ensina-nos a viver conscientemente a nossa própria fragilidade e a não esquecer o valor que temos a Teus olhos.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória

DIA 3: POBREZA
Tu, Menino Jesus, chegaste a este mundo como um menino pobre. Tu, o autor do universo, não tinhas um tecto sobre a Tua cabeça. E a Tua riqueza foi saber que eras o Filho amado de Deus. Também nós sentimos a pobreza, física e espiritual, a dúvida, a solidão e a tristeza. — E concede-nos a possibilidade de descobrir a riqueza verdadeira, e saber que a temos.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória

DIA 4: VULNERABILIDADE
Tu, ó Filho do Pai Eterno, não tiveste medo de encarnar num menino vulnerável. Repara bem: também hoje nós sofremos muitas feridas por causa da infâmia de alguém, de confusões e indiferenças. Carregamos em nós muitas feridas e não sabemos que fazer com elas, e ao mesmo tempo magoamos a outros. — Conduz-nos, pois, pelo caminho onde possamos curar-nos, pois temos esperança de que as nossas feridas possam ser curadas.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória

DIA 5: DEPENDÊNCIA DO PRÓXIMO
Tal como todos os meninos, também Tu, menino Jesus, dependeste do cuidado dos outros: dos Teus pais, familiares, amigos, vizinhança… Nunca ninguém pode sobreviver sem a ajuda dos outros! Todos nós precisamos de Ti e dos demais, pois quando estamos sozinhos descobrimos que não nos sentimos bem. — Cura, pois, menino Jesus, as nossas relações, para podermos sair do nosso isolamento, e depois nos dispormos a melhorar o serviço aos outros.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória

DIA 6: GOSTO DE BRINCAR
O gosto de jogar e de sonhar também fizeram parte da Tua infância, Jesus. Basta reparar um pouco nas crianças para perceber que para eles as brincadeiras são bem mais importantes que as coisas sérias. Quem dera que vivêssemos tão intensamente o presente como as crianças os seus jogos! Que esse gosto e intensidade inspirem as nossas vidas! — Concede-nos, Menino Jesus, uma sincera capacidade de sonhar.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória

DIA 7: DEBILIDADE
Menino Jesus, Deus Todo-poderoso, que só por amor incarnaste num menino frágil e indefeso. Tu nunca quiseste usar de violência porque o coração das pessoas jamais se ganha pela força. — Faz que nunca nos desesperemos pela nossa debilidade; ensina-nos a paciência, a oração, a humildade e a sabedoria, pois estes são os modos como podemos encontrar-nos com os outros e com eles estabelecer amizade.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória

DIA 8: CONFIANÇA
Desde menino, Jesus, Tu confiaste em Maria e José; essa mesma confiança concedes à humanidade. Com frequência esquecemos que, aconteça o que acontecer, a nossa vida está em boas mãos, embora, por vezes, sejamos vencidos pelos medos que nos prendem. Na verdade, mirando o Teu rosto, pequeno Rei, não podemos temer-te. — Faz com que as nossas vidas se encham de confiança e nunca de temor.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória

DIA 9: CRESCIMENTO
Desde menino que Tu, Jesus, cresceste e Te fortaleceste em corpo e alma. Também hoje nos desafias a crescermos plenamente. — Faz com que não fiquemos parados nos erros e injustiças do passado, e sempre possamos olhar o futuro com confiança. Faz com que descubramos as oportunidades que nos ofereces na vida e que sejamos capazes de as aproveitar, a fim de que a nossa vida floresça cheia de esplendor.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória

Frei João Costa
.carmo | nº 263 | janeiro 07 2024