30 Dias Com Frei Francisco Maria

Orar 30 Dias com Frei Francisco Maria | 39

A vocação e a entrega como caminho para a consagração

A vocação
O que é o preto? É a ausência de cor. O que é a escuridão? É a ausência de luz. Na vida a procura incessante pela luz é o que nos guia diariamente. A necessidade de fugir da escuridão é uma das maiores preocupações do ser humano.
O rumo que escolhemos, a luz que seguimos e o caminho que perseguimos levam-nos a um lugar, esse é o lugar para o qual fomos atraídos, o lugar para qual fomos chamados.
A vida é uma constante procura pelo chamamento de algo maior, é a constante procura pela nossa vocação.
O encontro da vocação na vida é o equivalente ao encontro da pérola escondida dentro de uma concha no meio do oceano.
É esse o momento da descoberta, o momento que a nossa vida encontra a cor e a luz que precisa para se entregar ao chamamento, para se entregar à vocação.

A entrega
A entrega é a mais pura forma de confiança. A simples prova de plena lealdade. A entrega a algo ou a alguém implica dedicação, atenção, cuidado, zelo, preocupação, implica amor.
Uma verdadeira entrega aspira uma grande obra, um grande resultado. Se virmos e olharmos bem, verificamos claramente que entrega é sinónimo de tempo.
Um grande escritor português um dia disse que “para ser grande, sê inteiro”[1], “sê todo em cada coisa”[2], “põe quanto és [no] mínimo que fazes”[3]. Neste poema o heterónimo de Fernando Pessoa fala sobre a entrega. A entrega a algo ou alguém deve ser total, devemos procurar dar tudo de nós para que o resultado seja alvo de orgulho. Orgulho numa construção interior que parte para o exterior, numa obra alinhavada, melhorada e completada por nós.
Se dermos tudo de nós em cada coisa que fazemos, por mais pequena que ela seja podemos ter a garantia que fizemos o melhor que sabíamos. Não existe melhor sentimento que o sentimento de missão cumprida, o sentimento de leveza de quem completou uma etapa na vida dando tudo o que tinha, entregando-se completamente.

A consagração
E o que é a consagração? A consagração é a entrega total a uma vocação. A consagração é dedicação por inteiro a um chamamento.
A consagração é, portanto, o culminar de uma etapa que combina a busca e a preservação da luz.
A consagração é o “sim” que damos à vocação complementado pelo tempo que lhe dedicamos.
A consagração é o momento que dizemos que “sim”, é o momento que dizemos que aceitámos aquele chamamento por inteiro.

Mafalda Estrela
Jurista
Lisboa, 14 de dezembro de 2022


[1] PESSOA, FERNANDO, Odes de Ricardo Reis, Ática, 1946, Lisboa, p. 148;

[2] Idem;

[3] Idem, ibidem.

Ó Luz incriada,
inunda as sombras e escuros vazios do meu coração.
Só a Ti quero seguir,
deixar-me inflamar pelo tua ternura,
ser incêndio num mundo a arder.
Que os meus olhos,
os meus pés, as minhas mãos
e o meu coração
sejam reflexo da Tua candura.
Ámen.

Em os 30 Dias com Frei Francisco Maria pretende-se criar um lugar de reflexão e oração para e com o Frei Francisco Maria que, no dia 28 de janeiro de 2023, fará a sua Profissão Solene.
Cada dia, acompanhado por um rosto e um texto concretos, o Frei Francisco Maria fará a sua preparação espiritual para a sua entrega definitiva ao Senhor.
Acompanhado por tantas pessoas, rezará por cada uma e por cada um, de forma a todos incluir nesta caminhada rumo à sua consagração definitiva no Carmelo Descalço.

1 thought on “Orar 30 Dias com Frei Francisco Maria | 39”

Comments are closed.