Verbos da Palavra

Amar

Os seres humanos têm em si uma tendência natural para complicar as coisas mais simples da vida. Se pensarmos bem, acabamos sempre por remoer, remexer, dar voltas e mais voltas às coisas mais simples do dia-a-dia que, tantas vezes, são as mais importantes e profundas que experimentamos no nosso existir.
Uma delas é o amor. Complicamos de tal forma o amor que, atualmente, já nem sabemos o que é amar nem como amar.
Vem este Domingo em nossa ajuda a palavra descomplicada de Jesus que escutamos no Evangelho (Mt 22,34-40). Um doutor da Lei, para experimentar Jesus, pergunta-lhe: «Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?». Pergunta difícil para um judaísmo que havia multiplicado as normas e preceitos em mais de seiscentos…
Jesus, na sua profunda e bela resposta, convida-nos a regressar ao essencial: amar a Deus e amar o próximo. Enfim, amar.
Afinal, o segredo de uma vida feliz e realizada está em amar a Deus e todos aqueles que nos rodeiam. Só poderemos amar assim quando experimentarmos na nossa própria vida o amor de Deus derramado nos nossos corações pelo seu Espírito. Deixemo-nos amar, como convidava Isabel da Trindade. Façamos a experiência gozosa e amorosa do abraço de Deus que nos ama infinitamente para podermos amá-l’O como Ele quer ser amado, e os nossos irmãos com radicalidade e ousadia.

Francisco Maria de São José
Domingo XXX do Tempo Comum [Ano A]
29 de outubro de 2023