Verbos da Palavra

Anunciar

O Espírito Santo anunciará, diz-nos a Sagrada Escritura.

Que alívio é saber que esse anúncio será feito pelo Espírito Santo, pelo próprio Deus derramado nos nossos corações, e não pelo falatório deste mundo.

Que alívio é saber que no meio de tantas vozes de homens e mulheres deste mundo, aquela que realmente devemos escutar é a de Deus.

Que miseráveis seríamos se fossemos privados da Palavra de Deus e vivêssemos das palavras dos homens e das mulheres. Se vivêssemos orientados pelas teorias, ciências, artes, políticas e propagandas deste mundo. Que horror. Que infelicidade. Que cegueira.

Este mundo, por mais intelectual e sofisticado que aparente ser, tantas vezes parece que nos encerra num hospício e nos obriga a viver numa farsa. Uma farsa mundana e vulgar que nos esvazia e afasta da nossa essência divina, nós que somos filhos do Deus vivo que é Santo e que nos criou para sermos santos com Ele.

Jesus, ajuda-nos a seguirmos a Tua voz somente. E a não confiarmos nem na dos outros, nem sequer na nossa própria voz. Mas somente na Tua. Pois só Tu és o caminho, a verdade e a vida.

Ajuda-nos, Jesus, a escutar a voz da Tua Igreja Católica quando estivermos confusos e perdidos. Ajuda-nos a lembrarmo-nos de que temos uma Mãe que sabe melhor do que nós o que é melhor para os seus filhos. Uma Mãe repleta do Espírito Santo que nos diz sobre Ti, Senhor, fazei tudo o que Ele vos disser.

Uma Mãe que é esposa do divino Espírito Santo, que é a esposa fiel que não escuta outras vozes senão a Tua. Ajuda-nos, Jesus, a ter um ouvido casto para que se mantenha fiel somente a Ti e seja incapaz de ser seduzido por tudo o que nos afaste de Ti.

Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, educa-nos para a nossa solene anunciação. Pois o Espírito Santo anunciará e eu quero que me anuncie.

José Oliveira
Solenidade da Santíssima Trindade [Ano C]